Exame

Exame Prático

Percepção musical

 Execução de três   musicas Avaliação: rítmica, melodia, harmônica. A OMB CRGO, possui   os seguinte instrumentos: bateria, piano, violão, guitarra e   contrabaixo. OBS.: os cantores (as), deverão trazer acompanhantes   (violonista ou tecladista).

Documentos   necessários

Xerox: identidade, CPF, título de eleitor,   Certificado  Militar (isento para maiores de 45 anos), comprovante de endereço em    nome do candidato e 02 (duas) fotos 3×4 de paletó e gravata (homens). Os   candidatos menores que 18 anos deverão trazer: identidade  ou certidão de   nascimento, 02 (duas) fotos 3×4 de paletó e gravata,  comprovante de endereço e   autorização dos pais ou responsável junto  com o xerox da identidade dos mesmo.

Instruções gerais

Os exames para a inscrição de   musico pratico são realizados de 2ª a 6ª feira de 14:00 às 17:00   horas.

Informações pelo telefone: (62) 3223-2131

Exame teórico

Claves de (sol, dó, e fá), valores; tom e  semitom (cromáticos e diatômicos);   ponto de aumento e diminuição;  ligadura de união e expressão; intervalos;   escalas maiores e  respectivos graus; compasso (simples, composto e alternado);   tempos  fortes e fracos; sincope contratempo – anacruse; escala menor (forma    harmônica e melódica); quiálteras; abreviaturas; nomenclatura das notas;  acordes   de sétima e nona; cifragem popular, para instrumentos de  harmonia; ornamentos   (apogiaturas, mordente, grupeto, trinado,  portamento, arpejo).

Exame prático

Grupo rítmico para identificação (solfejo  rítmico), peça musical de livre   escolha do candidato, leitura a  primeira vista à escolha da banca examinadora,   apropriada ao  instrumento do examinado. A OMB CRGO, possui os seguinte instrumentos:  bateria, piano, violão,   guitarra e contrabaixo. Documentos necessários Xerox: identidade,CPF,titulo de  eleitor,   certificado militar (isento para maiores de 45 anos),  comprovante de endereço em   nome do candidato e 02 (duas) fotos 3×4.

Os candidatos   menores que 18 anos deverão  trazer: identidade ou certidão de nascimento, 02   (duas) fotos 3×4 de  paletó e gravata, comprovante de endereço e autorização dos   pai ou  responsável junto com o xerox da identidade do   mesmo.

OBS.: Os diplomados em escolas de música reconhecida  pelo   MEC, ficarão dispensados do exame, devendo portanto trazer cópia  do diploma   autenticada.

Bibliografia

Teoria: Osvaldo Lacerda, Willians,   Bohumil  Méd. Maria Mascarenhas (vols. I e II); Solfejos: Frederico do Nascimento    (vols. I e II); Teoria e Harmonia: Maria Luiza Priolli; Guia de  Teoria Prática:   Pazzoli.

 Instruções gerais

Os exames são aplicados de terça a quinta das 14:00 às 17:00   horas.

Informações pelo telefone (62) 3223-2131

10 thoughts on “Exame

    1. Caro Pedro,

      Para se inscrever são necessários os seguintes documentos:

      (Cópia )
      • Identidade;
      • CPF;
      • Título de Eleitor;
      • Certificado Militar (isento para maiores de 45 anos);
      • Comprovante de endereço em nome do candidato ou pais;
      • 2 (duas) fotos 3×4 de paletó e gravata.

      Os candidatos menores que 18 anos deverão trazer: identidade ou certidão de nascimento, 02 (duas) fotos 3×4 de paletó e gravata, comprovante de endereço e autorização dos pais ou responsável junto com o xerox da identidade do mesmo.

      • comprovante de inscrição no PIS ou NIT.

      • Os exames para a inscrição devem ser agendados na sede do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil, ou através de uma escola de música credenciada em sua cidade.

  1. Gostaria de saber sobre os critérios deste exame para se filiar a ordem.
    Eu toco guitarra, violao e canto também.
    O teste é a execuçao de 03 musicas? ou tem mais alguma coisa?

    1. Caro Rogério,

      São duas modalidades de exame.

      ——————————-
      PROGRAMA DE EXAME PRÁTICO
      ——————————-
      Percepção musical
      • Execução de três musicas. Avaliação: rítmica, melodia, harmônica.
      O CREGO / OMB, possui os seguintes instrumentos: bateria, teclado, violão, guitarra e contrabaixo.
      Obs.1. Os compositores deverão trazer cópia autenticada do certificado de registro (Biblioteca Nacional ou Escola de Música UFRJ).

      ——————————-
      PROGRAMA DE EXAME PROFISSIONAL
      ——————————-
      Exame teórico

      Claves de (sol, dó, e fá), valores; tom e semitom (cromáticos e diatômicos); ponto de aumento e diminuição; ligadura de união e expressão; intervalos; escalas maiores e respectivos graus; compasso (simples, composto e alternado); tempos fortes e fracos; sincope contratempo – anacruse; escala menor (forma harmônica e melódica); quiálteras; abreviaturas; nomenclatura das notas; acordes de sétima e nona; cifragem popular, para instrumentos de harmonia; ornamentos (apogiaturas, mordente, grupeto, trinado, portamento, arpejo).

      Exame prático

      Grupo rítmico para identificação (solfejo rítmico), peça musical de livre escolha do candidato, leitura a primeira vista à escolha da banca examinadora, apropriada ao instrumento do examinado. O CREGO / OMB, possui os seguintes instrumentos: bateria, teclado, violão, guitarra e contrabaixo.

      OBS.: Os diplomados em escolas de música reconhecida pelo MEC, ficarão dispensados do exame, devendo portanto trazer cópia do diploma autenticada.

      Bibliografia: Teoria: Osvaldo Lacerda, Willians, Bohumil Méd. Maria Mascarenhas (vols. I e II); Solfejos: Frederico do Nascimento (vols. I e II); Teoria e Harmonia: Maria Luiza Priolli; Guia de Teoria Prática: Pazzoli.

  2. ola queria esclarecer uma duvida …
    quero fazer a carteira para dar aulas de musicas, e para fazer isto são realizados os mesmo textos que estão ai em cima ou é algo diferente ?
    sou de palmeiras quero abrir uma escola de musica aqui é quero que tudo esteja dentro da lei …
    aqui tem algumas escolas de musicas mais nem uma com professores altorisados pela omb … obrigado aguardo a resposta … nao reparem meu imal fiz quando era novo , por isto ficou este emal gozado … aguardo resposta

    1. Caro Rhander,

      É fundamental que o professor de música que lecionará em uma escola aberta ao público seja inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, conforme determina a legislação vigente.
      Entre em contato conosco para que possamos lhe fornecer mais informações para que você possa abrir sua escola de música, e fazer de sua escola, uma parceira para a aplicação dos exames em sua cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *