Exame para músico PROFISSIONAL – CATEGORIA (A)
Percepção musical
Execução de três músicas. Avaliação: rítmica, melodia e harmônica.
O (a) candidato (a) deverá trazer o instrumento, ou agendar local com antecedência para caso de instrumentos de difícil transporte. OBS.: os cantores (as), deverão realizar a prova acompanhado (a) de qualquer instrumento de harmonia executado pelo próprio cantor ou músico acompanhante.
(obs). É dispensado do exame cantores com CD gravado ou músicos que contenha algum certificado de conclusão de curso de alguma escola ou conservatório de reconhecimento local na categoria a ser inscrito.
Exame para músico PROFISSIONAL – CATEGORIA (B)
– Exame teórico
Claves de (sol, dó, e fá), valores; tom e semitom (cromáticos e diatômicos); ponto de
aumento e diminuição; ligadura de união e expressão; intervalos; escalas maiores e
respectivos graus; compasso (simples, composto e alternado); tempos fortes e fracos;
sincope contratempo – anacruse; escala menor (forma harmônica e melódica); quiálteras; abreviaturas; nomenclatura das notas; acordes de sétima e nona; cifragem popular, para instrumentos de harmonia; ornamentos (apogiaturas, mordente, grupeto, trinado, portamento, arpejo).
– Exame prático
Grupo rítmico para identificação (solfejo rítmico), peça musical de livre escolha do candidato, leitura à primeira vista à escolha da banca examinadora, apropriada ao instrumento do examinado. O (a) candidato (a) deverá trazer o instrumento, ou agendar local com antecedência para caso de instrumentos de difícil transporte. OBS.: os cantores (as), deverão realizar a prova acompanhado (a) de qualquer instrumento de harmonia executado pelo próprio cantor ou músico acompanhante.
Exame para músico PROFISSIONAL – CATEGORIA (C)
Apenas certificado de conclusão de curso técnico de escolas ou conservatório reconhecido pelo MEC.
Exame para músico PROFISSIONAL – CATEGORIA (D)
Apenas certificado de conclusão de curso superior. Para Músicos formados em Educação musical além do certificado é necessário fazer o exame prático da categoria (B) para a categoria desejada.
Exame para músico PROFISSIONAL – CATEGORIA (E)
Essa categoria é destinada para profissionais da área musical que não executa instrumentos musicais e nem canta. (ex. sonoplasta, dj, produtor musical, diretores de bandas ou orquestras, líderes de grupo musical e etc). O candidato que não possuir certificado de curso na área será submetido a um exame simples apenas para comprovar atuação na área.
INSTRUÇÕES GERAIS
Os exames para a inscrição de músico CATEGORIA (A), (B) e (E) são realizados todos
por agendamento.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Xerox: identidade, CPF, título de eleitor, Certificado Militar (isento à maiores de 45 anos), comprovante de endereço em nome do candidato e 02 (duas) fotos 3×4 de paletó preto e gravata (homens). Os candidatos menores que 18 anos deverão trazer: identidade ou certidão de nascimento, 02 (duas) fotos 3×4 de paletó preto e gravata, para mulheres é dispensado o paletó e a gravata, comprovante de endereço e caso menor autorização dos pais ou responsável junto com o xerox da identidade dos mesmos.
Bibliografia
Teoria: Osvaldo Lacerda, Willians, Bohumil Méd., Maria Mascarenhas (vols. I e II); Solfejos: Frederico do Nascimento (vols. I e II); Teoria e Harmonia: Maria Luiza Priolli; Guia de Teoria Prática: Pozzoli e Bona.
INSTRUÇÕES GERAIS
Os exames para a inscrição de músico de nível prático e profissional são realizados todos por agendamento. Para músicos formados em conservatório ou faculdades reconhecidas pelo MEC, para a categoria de formação não é necessário a realização da prova, apenas certificado de conclusão do curso.
A carteira fica disponível de 7 a 10 dias uteis após o exame ou após o processo de emissão de segunda via ou mudança de categoria.
Informações pelo Telefone/WhatsApp: (62) 98422-3458